• Assessoria Noemi Nonato

Dia Nacional da Mamografia

Devemos apoiar todas as iniciativas que objetivam reduzir a  mortalidade de todas as formas de câncer, especialmente o câncer de mama. E somente através de um diagnóstico precoce podemos aumentar as chances de cura. Por isso a vereadora Noemi Nonato apoia e divulga esta ideia.



Dados da pesquisa AVON-IPSOS - Percepções sobre o Câncer de Mama - revelam que apenas 20% das mulheres brasileiras fazem mamografia ao menos a cada dois anos. É importante garantir que ao menos 70% da população elegível faça o exame para garantir uma redução da mortalidade. A vereadora aprovou a lei n°14.074 na Câmara Municipal de São Paulo que institui no âmbito de cada Unidade Básica de Saúde (UBS) o atendimento especializado na prevenção de Câncer de Mama e colo de útero, e cobra constantemente sua efetivação, com a instalação de no mínimo um mamógrafo em cada UBS.


""Vamos à luta mulheres, vamos vencer mais esta batalha contra o câncer de mama".

Com o objetivo de detectar precocemente o câncer de mama e facilitar o acesso ao diagnóstico e tratamento da doença, o Governo de São Paulo criou o Programa Mulheres de Peito.


Para isso, quatro carretas percorrem os municípios paulistas oferecendo exames preventivos de mamografia. As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.


As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas  de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.


Quem está fora desta faixa etária, também pode fazer a mamografia nas unidades móveis, mas é preciso do pedido médico. Não é necessário agendamento, Os endereços estão disponíveis no www.saude.sp.gov.br


Além das carretas, o programa tem o telefone 0800 779 0000 para o agendamento de exames em um dos serviços com mamógrafo espalhados por todo o Estado. As pacientes podem marcar seus exames de mamografia sem necessidade de pedido médico, gratuitamente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

0 visualização

Siga-nos

nas redes sociais:

  • Ícone branco do Instagram
  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Twitter
  • Branca ícone do YouTube

Contate-nos

(11) 3396-4341

 (11) 3396-5103

(11) 3396-4639

Endereço

Palácio Anchieta

Viaduto Jacareí, 100 - Sala:1116

Bela Vista - CEP:01319-900

São Paulo, SP